quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

RETROSPECTIVA 2015

Dia a dia trabalhamos no combate à poluição sonora em Fortaleza, procurando sempre propiciar o bem estar para a população, assim, durante todo o ano de 2015, houve intensa fiscalização, apreensões de equipamentos produtores de ruído, ................ 

..........embargo de atividades sonoras não regularizadas ou que extrapolaram os níveis legais, .......
............além de melhorias nos processos de licenciamento, mas, em conjunto com estes procedimentos, aconteceram diversos processos estratégicos, educacionais e de interação com a sociedade, entre eles:      
  • Mais uma edição do INAD em Fortaleza
  • Continuidade do Mapa de Ruído de Fortaleza
  • Criação do Mapa de Ruído Colaborativo de Fortaleza
  • Elaboração do projeto de Monitoramento Online de Ruído em Fortaleza
Processos e procedimentos que agregaram vigor ao conjunto de ações que combatem a poluição sonora, que é um processo resultante do comportamento nefasto de alguns membros de nossa sociedade.


O INAD 2015

Mais uma vez, Fortaleza se inseriu neste evento internacional e novamente a gerente da Célula de Controle da Poluição Sonora, Astrid Câmara se superou na preparação do evento, que contou com a seguinte programação:

1. Ação: FÓRUM DA CIDADE, realizado no dia 24/04/15 no auditório da SEUMA, com as palestras:
o   1-Analise do processo de planejamento dos transportes como contribuição para mobilidade urbana sustentável.
§  Prof. Mário Ângelo Nunes de Azevedo Filho
o   2-Impacto das intervenções de transporte no ambiente sonoro da cidade de Fortaleza.
§  Francisco Aurélio Chaves Brito



2.Ação: ENTREVISTA PROGRAMA CEARÁ CABOCLO SOBRE INAD, com Astrid, realizada no dia 26/04/15 na TVCE

3.Ação: DESCARTE DE EQUIPAMENTOS APREENDIDOS, realizado no dia 29/04/15, no estacionamento da SEUMA.



4.Ação: EXPOSIÇÃO BANERES DA CARTA ACUSTICA, realizado no dia 29/04/15 na recepção da SEUMA.

5.Ação: PANFLETAGEM e ORIENTAÇÃO, realizado no dia 29/04/15 na área de exposição do Shopping Benfica.

6.Ação: PANFLETAGEM e AÇÃO DE SAÚDE AUDITIVA, realizada no dia 29/04/15 no Posto de Saúde Maria de Lourdes

7.Ação: APRESENTAÇÃO PEÇA TEATRAL AMC, realizada no dia 28/04/15 na escola E. M. Paulo Sérgio de Sousa Lira

8.Ação: APRESENTAÇÃO PEÇA TEATRAL AMC, no dia 29/04/15 no Terminal de Antônio Bezerra e Shopping Benfica – área infantil

9.Ação: APRESENTAÇÃO PEÇA TEATRAL, realizada no dia 29/04/15 na escola EM Ismael Pordeus

10.Ação: PANFLETAGEM  E ORIENTAÇÃO, realizada entre os dias 27 a 30/04/15 no Campus da UNIFOR

11.Ação: MEDIÇÃO DE NIVEIS DE RUIDO – DEMONSTRAÇÃO, realizada entre os dias 27 a 30/04/15 na área de exposição do Shopping Benfica

12.Ação: PALESTRA E ORIENTAÇÃO, realizada em Fortaleza e Sobral, entre os dias 27 e 30/04/15 na Escola de Educação para o Trânsito do Estado do Ceará

13.Ação: EXPOSIÇÃO DE DESENHOS PRODUZIDOS POR ESCOLAS MUNICIPAIS, realizadas entre os dias 27 a 30/04/15, nos Terminais do Antônio Bezerra, Parangaba, Siqueira, Papicu e na sede da SEUMA



Os eventos tiveram ampla cobertura da imprensa:





MAPA DE RUÍDO DE FORTALEZA

O processo de atualização e aperfeiçoamento da Carta Acústica de Fortaleza avançou em 2015, projetando sua finalização para meados de 2016 e apresentação pública prevista para o ICA 2016 (International Congress on Acoustics), que ocorrerá em Buenos Aires em setembro.


A evolução do processo também permitiu a realização de diversos estudos de problemas relativos a ruídos em Fortaleza, como o já publicado impacto dos paredões de som (ver link), entre outros.




MAPA DE RUÍDO COLABORATIVO DE FORTALEZA

Outro ponto positivo em 2015 foi a criação do mapa de ruído colaborativo em parceria com a Vrije Universiteit de Bruxelas, um projeto que possibilita a interação da comunidade de Fortaleza com o problema da poluição sonora. Este projeto coloca nas mãos de cada cidadão a possibilidade de contribuir com informações sobre o problema.

http://poluicaosonoraemfortaleza.blogspot.com.br/2015/09/mapa-de-ruido-colaborativo-e-coletivo.html

PROJETO DE MONITORAMENTO ONLINE DE RUÍDO DE FORTALEZA

Também em 2015, foi iniciada a construção do projeto de monitoramento online dos ruídos da cidade de Fortaleza, baseado nos protótipos idealizados em 2008 e 2009, onde realizamos o monitoramento do CEARÁ MUSIC e divulgamos instantaneamente os mapas e resultados do evento, através da internet.
Dados informados instantaneamente na internet no site da
antiga SEMAM
Esquema do projeto
  
Mapa do ruído ambiente disponibilizado no site durante o evento

Mapa com show ocorrendo produzido durante o evento e disponibilizado

O protótipo nos mostrou a importância de  projeto e serviu de base para uma futura interação do projeto do mapeamento de ruído com o monitoramento online.
O projeto seguira o padrão e conceitos adotados por Lyon e Paris na França e deverá apresentar os primeiros resultados no final de 2016.

FISCALIZAÇÃO......

Também em 2015 tivemos o início do funcionamento da AGEFIS (Agência de Fiscalização de Fortaleza), sonho da fiscalização, mas que ainda em formação, causou certo contratempo nos processos de fiscalização das denuncias relativas a poluição sonora, pois o remanejamento de fiscais atrasou processos e dificultou o atendimento com mais eficiência por parte da Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente e paralelamente não houve uma resposta integrada pela AGEFIS, que trabalhou com foco principal nos resíduos da cidade e não contribuiu de forma efetiva e conjunta com a SEUMA na absorção e atendimento das denuncias relativas a poluição sonora.



O FUTURO....

A esperança de que os contratempos de 2015 sejam corrigidos em 2016 e que os projetos em andamento possam fluir de forma eficiente e com benefícios para a população de Fortaleza, sempre buscando seu bem estar.


Como trunfos para estas conquistas futuras, temos a esperança no empenho do Poder Público Municipal e a eficiência crescente do grupo de fiscais de Fortaleza.

Pesquisar este blog