domingo, 7 de dezembro de 2014

CRIANÇAS e ADOLESCENTES, uma visão da POLUIÇÃO SONORA

Durante o INAD 2014 (Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído), foram visitadas algumas escolas públicas de Fortaleza e durante estas visitas, foi solicitado que os alunos fizessem desenhos ou redações relativas ao tema POLUIÇÃO SONORA.
Os resultados foram surpreendentes. Foram evoluindo de representações mais simples até representações surpreendentemente profundas e preocupantes.

Evidentemente não são obras de arte, são desenhos simples mas com nível de representatividade muito importante e diante do grande número destes desenhos, foram selecionados alguns dos que mais chamaram a atenção:

-Desenho 1: Um conjunto de problemas.



-Desenho 2: O temível paredão.


-Desenho 3: O ruído das intervenções do poder público no meio urbano:



-Desenho 4: O ruído e os problemas na saúde.



-Desenho 4: O incômodo.



-Desenho 5: O ruído aéreo, o ruído religioso e o ruído criminoso contra a natureza.



-Desenho 6: A contravenção penal.



-Desenho 7: O aeroporto de Fortaleza.



-Desenho 8: Reconhecendo e educando.



-Desenho 9: A fiscalização.



-Desenho 10: O som do vizinho.


-Desenho 11: O som da violência.



Os desenhos mostram a percepção das crianças em relação ao problema, eles retratam diversas formas de ruido em nossa cidade, suas consequências, o poder púbico e as perigosas derivações, principalmente a violência que se encontra inserida no último desenho de uma forma muito forte.

A reprodução destes desenhos neste BLOG, tem como objetivo mostrar o trabalho educacional realizado em Fortaleza, em parceria com o INAD e provocar uma reflexão em relação ao tema POLUIÇÃO SONORA e suas consequências.







Pesquisar este blog